"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana."

( Franz Kafka )

sábado, 23 de abril de 2011

Reflexão sobre a importância da solidariedade e da hospitalidade…

A Solidariedade e a Hospitalidade são palavras essenciais para uma correcta sociedade, são palavras que necessitam de futuro, de vozes carinhosas, de vozes do hoje com a solidariedade do amanha.
Actualmente a descriminação contraria a partilha porque quando um jovem recebe algo, por pouco que seja, e outro recebe algo melhor, este não tem “pena” do outro acabando pelo que é mais simples se sentir rejeitado e descriminado. Aceitar a diferença é incómodo e difícil para a sociedade que está rodeada de problemas.
Se os homens pusessem o orgulho e a ganância de parte, o mundo viveria em paz e terminando a guerra, iriam terminar muitas das calamidades e discrepâncias que existem por todo o mundo.
Outro problema que cada vez mais afecta a nossa sociedade é o desemprego. Existem muitas famílias cujos pais perderam o emprego e estão agora a passar por graves dificuldades económicas. Por este motivo os filhos acabam por passar fome, não têm roupa nem calçado de marca (que é a ambição de todos), sendo por vezes vítimas de descriminação por parte dos colegas.
Há crianças que não têm amigos para abraçar, para desabafar e não têm uma família que os possa acolher e dar – lhes o afecto que precisam. Com isto os sonhos destas crianças não são alcançados e cada dia que passa perde - se um pouco da esperança que ainda lhes resta. Por vezes estas crianças ficam tão revoltadas que mais tarde se tornam adultos agressivos.
A luta do quotidiano tornou as pessoas frias. Pior que isso: todos vivem na crueldade da competição e todos parecem ser meros inimigos. Há pessoas que têm muito, mas que na verdade não têm nada, não têm o amor, o carinho e afeição que merecem. A solidariedade é a melhor forma de alguém demonstrar o seu amor. Este sentimento é nobre. Há pessoas que fizeram da solidariedade a razão das suas vidas. Casos de homens e mulheres que doaram parte de suas vidas sendo solidários, como por exemplo aqueles que se dedicam ao volutariado.
Devemos ser solidários com os mais pobres e fracos. Por tudo isto é urgente que todos nós demos uma pequena ajuda para mudar o mundo. Que a amizade dure para sempre e que a família esteja sempre muito unida. Que os sonhos sejam todos alcançados, que nunca se perca a esperança e que o amor seja tão forte que consiga vencer as dificuldades. Que o sentimento de solidariedade consiga terminar com o sofrimento de todas as pessoas principalmente crianças e idosos e que possa haver um mundo em que não haja guerra, as crianças brinquem felizes nas ruas, sem medos, os idosos sejam acarinhados pelos filhos e netos e que ninguém consiga ficar indiferente ao vizinho que passa fome ou está desempregado.
(Autores do blogue)

Sem comentários:

Enviar um comentário